top of page

As especiarias: das índias à cozinha

SOBRE O PLANO DE AULA

Este plano de aula foi previsto para ser realizado em duas aulas (140 min), serão trazidos aspectos referentes a habilidade EG07HI02 do 7° ano do Ensino Fundamental.

Os momentos do plano, foram desenvolvidos a partir dos princípios do Design Universal para Aprendizagem, buscando fortalecer um ambiente em que a participação de todos os alunos ocorra de maneira ativa. Neste sentido, adaptações curriculares para os alunos podem ser incluídas de acordo com a realidade de sua sala de aula.


Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Unidade Temática: O mundo moderno

Objetos de conhecimento: História e modernidade

Habilidade: concepção europeia. (EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as

sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Objetivo: Compreender o comércio das especiarias durante o Século XV e sua utilização na culinária nos dias atuais.

Tempo previsto para realização do plano: 2 aulas

Material necessário: Quadro, pincel, projetor, cópias dos mataríeis sugeridos, lápis, borracha e materiais para colorir.


Para o professor: a partir do Século XV a Expansão Marítima Europeia começou a intensificar-se, principalmente em relação ao comércio, além disso, contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento da economia mercantil e para o fortalecimento da burguesia.

Nesse cenário, diversas nações navegaram ao oriente em busca de relações comerciais, principalmente em direção à Índia onde era possível encontrar grande quantidade de especiarias. O açúcar, o cravo, a canela e outras especiarias eram amplamente utilizados na culinária e na medicina europeia, nesse cenário, a ascensão da burguesia e o fortalecimento da nobreza contribuíram de maneira efetiva para a popularização dos sabores vindos do oriente. Além desses fatores a aquisição de especiarias garantia poder, distanciando a burguesia e os nobres da maioria da população.

Nos dias atuais, a Índia continua sendo a principal fonte de especiarias e tem sua produção amplamente fiscalizada pelo governo, a fim de que a qualidade dos produtos se mantenha e que a produção se mantenha de maneira eficiente. A fama indiana e o comércio das especiarias transformou profundamente o paladar dos habitantes do planeta, tendo papel fundamental nas cozinhas ao redor do mundo.

Apresentação do objetivo

No momento inicial recomenda-se que o professor apresente o objetivo da aula para os alunos, reforçando a temática, o significado de palavras importantes para a compreensão do objetivo e o desenvolvimento das atividades.

No caso de alunos com necessidades específicas, recomenda-se que sejam usadas imagens (impressas ou projetadas) sobre a temática, materiais adaptados e o uso de sinais de libras específicos, no caso de alunos surdos.


Contextualização

Após a apresentação das imagens, faça uma leitura coletiva sobre o texto 'A rota das especiarias' do Globo Rural, nesse momento recomenda-se que o professor vá fazendo pausas na leitura para exemplificar as especiarias trazidas no texto.

Além disso, recomenda-se que apresente-se imagens das especiarias e seus sinais em libras, no caso de alunos surdos.

Nesse momento, é importante que crie-se um debate com a turma, algumas indagações, como: Para que são usadas as especiarias?; Como era o comércio de especiarias?; Como as especiarias chegaram no Brasil?; Quais das especiarias do texto você conhece e como elas são usadas no dia-a-dia?


Problematização

Nesse momento o professor irá dividir a turma em grupos menores, cada grupo receberá um pequeno texto sobre uma especiaria e uma pequena amostra da especiaria. Além disso, cada aluno receberá um pequeno quadro que deve ser preenchido com os seguintes dados: nome da especiaria; origem; uso no cotidiano; desenho.

Para que todos os alunos possam ter contato com as diversas especiarias, é recomendado que haja um tempo pré-estabelecido em conjunto com a turma para o preenchimento do quadro.

O contato com as especiarias deve estimular os sentidos, sugira que os alunos usem o olfato e o tato para isso, peça-os que relacionem esse momento com os cheiros do cotidiano, especialmente, os que referem-se a culinária.


Conclusão

Ao concluírem as anotações, em casa, os alunos devem conversar com seus familiares sobre o uso das especiarias no dia-a-dia. É recomendado que os alunos façam as anotações no caderno, em forma de citação ou entrevista, através algumas perguntas norteados, como: 'Você conhece especiarias?'; 'Que temperos são usados na comida?'; 'Por que usar especiarias contribui para realçar o alimento?'.

Após as anotações, deve-se criar um debate em sala sobre as entrevistas, buscando fazer o fechamento do plano de aula.

Além disso, pode-se desenvolver a prática de alguma receita com a turma na escola.



Na imagem, quatro colheres com especiarias diferentes em cada uma. Da esquerda para direita: Açafrão em pó, tem cor amarela; Canela em pó, tem cor marrom alaranjada; Cheiro verde, pequenas folhas de cor verde; Colorau em pó, tem cor vermelha.

28 visualizações0 comentário
bottom of page