top of page

Oficina: Sistema Solar tátil

Essa oficina tem como objetivo a criação de um Sistema Solar tátil, ela pode ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I (especialmente 4º e 5º ano) e alunos do Ensino Fundamental II. Tempo previsto: 2 a 3 aulas.


Na imagem, quatro astros do Sistema Solar em forma tátil. Da esquerda para direita, o Sol nas cores amarelo, laranja  e vermelho, tem pequenos furos em sua superfície; o Planeta Mercúrio tem cor cinza e pequenas crateras espalhadas  ao longo de sua superfície; o Planeta Vênus, tem cor bege e uma camada de espuma que representa sua atmosfera; o  Planeta Terra, tem cor azul-escuro, em marrom três continentes em sua superfície.

Materiais necessários:


- 10 bolas de isopor de tamanhos diferentes, de forma que cada uma lembre o tamanho proporcional dos astros (por exemplo a maior será o sol, a segunda maior Júpiter, a menor será o planeta anão plutão, etc.);

- Massa de biscuit cores variadas (pode ser usada a massa branca e ir colorindo com corante pequenas partes até conseguir cada cor desejada, desta forma, aproveita-se melhor o material);

- Plumante/Espuma;

- Arame;

- Areia colorida (pode-se fazer o mesmo processo da massa de biscuit, colorindo a areia com tinta);

- Cola branca;

- Papel contact ou plástico filme (para cobrir as mesas durante o desenvolvimento da oficina);

- Creme hidratante;


Desenvolvimento:


Divida os alunos em grupos e entregue a cada grupo uma bola de isopor, uma ficha descritiva do astro (com imagens e texto), as cores do corante respectivas, massinha de biscuit, cola, e demais materiais que podem ser necessários na montagem do planeta (por exemplo: saturno tem anéis que podem ser feitos com arame).

Antes de iniciar a montagem, os grupos deverão ler atentamente a ficha descritiva, atentando-se as características de cada astro.

No primeiro momento deve-se colorir a massa de biscuit ou selecionar a massa mais próxima da cor do astro a ser feito. Nesse momento pode-se usar um pouco de creme hidratante nas mãos para que a massa não resseque, além disso, oriente aos estudantes que não deixem a massa descoberta por muito tempo, sem manuseá-la, isso pode ressecá-la, fazendo com que não possa ser utilizada.

Com a massa colorida, deve-se passar cola branca na bola de isopor, cobrindo-a com a massa de biscuit. Nesse passo, deve-se criar as características próprias de cada astro, como: crateras para a Lua, utilizando os dedos; superfície arenosa de Marte, com a areia colorida; os anéis de Saturno, com arame, a atmosfera de Vênus, com plumante/espuma.

Após a confecção do astro, deve-se deixar a massa secar por pelo menos 12 horas.

Com os astros secos, pode-se adicionar outros detalhes artísticos, além disso, os grupos podem apresentar suas produções para a turma e os astros podem ser expostos para as demais turmas da escola, criando uma vivência prática com os objetos.

Para alunos com necessidades especiais: pode-se apresentar os sinais dos astros em libras e adicionar o nome dos planetas em braille após a sua confecção.

Imagem dívida em quatro partes, cada parte contém uma foto. A esquerda, na parte superior, foto com sete pessoas, seis são mulheres e um homem. Em pé, se abraçando, cinco pessoas, da esquerda para direita, na seguinte ordem: menina com cabelos castanhos longos e pele branca; mulher de cabelos castanhos curtos e pele branca; menina de cabelos pretos longos e pele negra; mulher de cabelos castanhos curtos e pele branco; menino de cabelo raspado e pele negra. Em uma cadeira abaixo deles, duas meninas sentadas, a esquerda uma menina com cabelos cacheados castanhos e pele negra, a direita, uma menina cabelos castanhos, que estão presos por um rabo de cavalo, ela tem a pele negra. A frente de todos, uma mesa branca redonda com bolos, pipoca e refrigerante. A direita na parte superior, seis pessoas ao redor de uma mesa redonda. Uma mulher de cabelos presos de cor castanho, ela tem pele branca, usa um casaco vermelho e está em pé. Ao seu lado, sentados, da esquerda para a direita: uma menina de cabelos presos de cor castanho, tem pele negra e usa casaco roxo; um menino de cabelo raspado de cor preta, pele negra, usa casaco azul; uma menina de cabelos presos, é loira, tem pele branca e usa casaco verde; um menino, de cabelos loiros e raspados, tem pele branca; uma menina com cabelos longos e pretos, tem pele negra e usa um casaco preto. Na mesa, ao centro, várias bolas de isopor com diferentes tamanhos. A esquerda na parte inferior, três pessoas sentadas com uma mesa a sua frente. A esquerda, um menino, com a cabeça levemente inclinada para o lado, ele tem cabelo preto raspado, pele negra, suas mãos estão apoiadas na mesa. Ao centro, uma mulher, ela sorri pra foto, tem cabelos curtos castanhos, pele branca, suas mãos estão apoiadas na mesa segurando uma massa de modelar. A direita, uma menina, ela sorri pra foto, tem cabelos longos castanhos, pele branca e seus braços estão apoiados na mesa. A frente, a mesa contém tintas em uma caixa, um vidro de cola e bolas de isopor. Na parte inferior a direita, quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa redonda, eles estão segurando bolas de isopor. Da esquerda para a direita: uma menina de costas, ela tem cabelos longos e castanhos, pele branca, usa um casaco roxo com as mangas cinzas e calça jeans, está pintando uma bola de isopor com suas mãos; uma mulher com cabelos curtos castanhos, pele branca, usa blusa branca e calça jeans, está pintando uma bola de isopor com suas mãos; um menino com cabelos raspados e pretos, pele negra, ele está tateando uma bola de isopor que está sendo segurada por uma mulher próxima a ele, a mulher tem cabelos curtos e pretos, pele negra e usa uma blusa preta. Sob a mesa, uma caixa e tintas.

30 visualizações0 comentário
bottom of page